AVALIAÇÃO 3° BIMESTRE

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Questão de História - 8 ano

(ler p. 70 a 76 do livro didático de História e responder no caderno) 1 – O que significa dizer que antes do aparecimento das fábricas as pessoas se guiavam pelo tempo da natureza? r: Que antes de existir o relógio, noite era quando começava a escurecer e, consequentemente, dia era quando começava a clarear. Não tinha isso de "ah, é meio dia, vou almoçar" porque não tinha relógio pra indicar que era meio dia. Então as pessoas faziam as coisas de acordo com a vontade delas, se baseando no sol, ou seja, se baseando na natureza. 2 – Como o surgimento da fábrica mudou a maneira de ver e usar o tempo? Explique. r:Com a acentuação da industrialização propiciada pela Segunda Fase da Revolução Industrial, no século XIX, e a inserção de novas tecnologias no meio social (trem a vapor, barco a vapor, automóvel, telefone, entre outros), os países europeus (principalmente a Inglaterra, a França e a Alemanha) tiveram uma modificação em suas paisagens urbanas com a inserção de um número cada vez maior de fábricas e operários, juntamente com o rápido crescimento das cidades. 3 – O que explica o aumento da população da Grã-Bretanha nos 100 anos após a Revolução Industrial? r: A Revolução Industrial foi um fenômeno internacional, tendo acontecido de maneira gradativa, a partir de meados do século XVIII. A Revolução Industrial provocou mudanças profundas nos meios de produção humanos até então conhecidos, afetando diretamente nos modelos econômicos e sociais de sobrevivência humana. O modelo feudal, essencialmente agrário - e que caracterizou o período medieval - começa a entrar em decadência, cedendo lugar, paulatinamente, ao modelo industrial - primeiramente em nível local, regional, para, logo em seguida, dar início à Revolução Industrial: em nível internacional de larga escala. 4 – Como era o ambiente das primeiras fábricas? r: As condições principalmente no inicio da rev. industrial séc XVIII, eram muito precárias tanto homens como mulheres, crianças todos trabalhavam em longas jornadas de trabalhos com baixassimas remunerações ja que haviam muitas pessoas na cidade, nesta época não havia descanso e nenhum tipo de direito só depois com alguns movimentos como o Ludismo e Cartismo que conseguiram alguns direitos. 5 – Como eram as jornadas de trabalho ? r:A jornada de trabalho no Brasil não tem o mesmo significado para todos os brasileiros. Muitas vezes não é interpretada com o mesmo significado pelos Advogados Trabalhistas ou pelos profissionais que trabalham na área de Recursos Humanos. 6 – Os operários eram submetidos a quais castigos? r:As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade. 7 – Por que crianças e mulheres eram mão de obra preferida dos patrões? r: Os patrões gostavam de contratar crianças pelas seguintes vantagens: -Pagavam-lhes uma merreca; -As crianças eram preferidas para consertar as máquinas...., por serem pequenas entravam com facilidade embaixo delas ou em locais onde adultos não conseguiam chegar.... só que aí ocorriam terríveis acidentes geradores de amputações, mutilações e mortes. 8 – Como eram os bairros operários? r:Os primeiros registros do bairro do Brás remontam ao início do século 18, quando foi pedida a edificação de uma capela em homenagem ao Senhor Bom Jesus do Matosinho em uma chácara de José Braz (assim mesmo, com "z"). Ao que parece as primeiras referências a esse José Braz constam em atas da Câmara dos Vereadores de 1769, quando se despacharam várias petições em nome do mesmo. Tal chácara ficava na margem de uma estrada que levava à Penha. Em determinado trecho a estrada, que era conhecida como Caminho do José Braz, e hoje passou a ser a Rua do Braz, e hoje leva o nome de Avenida Rangel Pestana. 9 – Como viviam os donos das fábricas? r: Os trabalhadores moravam geralmente próximo às fábricas, mas precisavam acordar de madrugada, porque o trabalho começava entre cinco e seis horas da manhã. As mulheres acordavam sempre antes dos homens, porque precisavam preparar o alimento que seria levado para o almoço. Tinham ainda que limpar a casa, lavar a roupa e cuidar de crianças etc... Alimentavam-se basicamente de batatas cozidas com um pouco de bacon e chá. Sua antiga alimentação, pão de aveia e cerveja caseira, tornara-se um luxo devido ao aumento do preço dos cereais. Suas moradias eram pequenas, nas ruas havia lama e lixo, o esgoto ficava sempre exposto. O mau cheiro era então, fortíssimo, insuportável. Se os operários viviam em bairros e moradias miseráveis, a burguesia inglesa e européia vivia de forma bastante confortável. Suas residências eram cuidadosamente planejadas, com jardins internos, sala de jogos, recantos femininos e masculinos, longos corredores para preservar a intimidade nos inúmeros cômodos. Todo esse luxo ficavam longe e distante dos olhos dos trabalhadores. 11 – O que foi o Ludismo? r: O ludismo foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial. Adaptado aos dias de hoje, o termo ludita (do inglês luddite) identifica toda pessoa que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias, geralmente vinculadas ao movimento operário anarcoprimitivista. 12 – Como as associações operárias agiam? r:: O objetivo deste artigo é lançar luz sobre o processo de formação e organização do empresariado e sua relação com a classe trabalhadora, no período de 1889-1930, destacando a atuação das associações patronais e mutuais. Para tanto, realizarmos um resgate histórico do período que compreende um sistema econômico baseado na atividade agro-exportadora, em paulatina transição para uma sociedade de natureza urbano-industrial fortemente marcada pelo seu passado escravista. Tanto a atuação da burguesia industrial na Primeira República, quanto a atuação dos movimentos de organização da classe trabalhadora neste período, se desenrolam nas entidades de classe, nas associações patronais e no seio do próprio Estado. Portanto, destaca-se neste estudo a importância do resgate do discurso e da prática desse período histórico, para melhor entendermos como se processa a atuação destes diversos atores na atualidade. 13 – O que é um sindicato? r: O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais). 14 – O que era a Carta do Povo? r: O cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX.1 Inicialmente fundou-se na luta pela inclusão política da classe operária,2 representada pela associação Geral dos Operários de Londres (London Working Men's Association). Teve como principal base a carta escrita pelos radicais William Lovett e Feargus O'Connor intitulada Carta do Povo, e enviada ao Parlamento Inglês.

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